First Aid Medical Band

Tudo começou no ano de 2016 quando João Rizzo e Urbano Sant’anna, que tocavam na Breaking Band, banda de rock formada por médicos e advogados, que por compromissos pessoais de alguns de seus componentes encerrava suas atividades, pensaram na formação de uma banda “médica”, onde além de saber tocar algum instrumento, ser da área de saúde seria condição essencial, como um clube, um projeto terapêutico mental, uma válvula anti-stress médico.

Nossos companheiros médicos da Breaking Band logo se juntaram, Dr. Luiz De Carli, guitarrista e cirurgião, e Dr. André Meregalli, médico intensivista, multiinstrumentista mas que ficou encarregado do sax tenor! Criada a semente, logo agregamos grandes parcerias: Dr. Marcelo Kern, baterista, Dr. Cassiano Teixeira, baixista, Dr. Regis Rosa, guitarrista e Dr. Miguel Gus e sua harmônica.

Iniciados os primeiros ensaios, escolha do repertório, uma mistura de rock, blues, soul music, faltava dar identidade, “batizar” nosso projeto musical que, além de ser nosso lazer, nossa terapia, ficou claro desde o primeiro encontro a beneficência. Muitos nomes sugeridos: Band Aid, Os Urbanóides, dentre tantos mas, por unanimidade, FIRST AID MEDICAL BAND foi a escolhida!

No dia 03 de agosto de 2016, uma quarta-feira, às 20h30min, no Sgt Peppers, em Porto Alegre, a FAMB se apresentava pela primeira vez, com a música “Unchain My Heart”, em um evento beneficente ao Albergue Noturno Dias da Cruz. Era o início de uma história de amigos médicos, amantes da música, que se reuniam para divertir amigos e a si mesmos, ajudando entidades que acolhem necessitados, mostrando que a arte também é uma forma de cuidado, um remédio para a alma.

First Aid Medical Band
FAMB no Sgt Peppers - Agosto de 2016

Desde aquela noite, crescemos muito como músicos, como pessoas e como médicos. Alguns, por dificuldades de tempo, por exigências profissionais que não foram possíveis contornar, infelizmente tiveram que nos deixar, caso do nosso guitarrista De Carli e do saxofonista André, mas sempre farão parte da nossa história. Ingressaram no time Dr. Daniel Rosa, anestesiologista e grande guitarrista, e o Dr. Cezar Mattos, também anestesiologista, saxofonista, os dois com grande bagagem musical, que contribuem demais com a FAMB!

Em 2018 crescemos ainda mais, com dois novos integrantes, aumentando em muito nossa sonoridade: Dr. Sergio Brodt, percussionista e vocal, e Dr. Fernando Costi, trompetista, direto de Caxias do Sul, expandindo as fronteiras médicas da FAMB!

Hoje somos em dez amigos, colegas de profissão, com dedicação e respeito honrando a música, agregando beneficência ao prazer de tocar para os amigos, de dividir com todos a alegria de fazer o que mais amamos: música e medicina!